Saturday, December 31, 2005

Máscara de pessoa

Sou contemporâneo de Pessoa na sua plenitude mais subjectiva, uma vez que a minha existência ultrapassa o para lá do linear, onde o que se apresenta são simples interrogações à vida e o seu porquê. Penso nas coisas que são coisas como sendo coisas para além das coisas, como se sendo o que são não me basta-se e tenho a tendência de lhes atribuir simbolismo, conotação pessoal e singular. Uma música não é assim simplesmente uma música, uma junção de acordes, de notas conectadas a vozes e a instrumentos, é, para além disso, um momento, uma lembrança, um lugar, uma pessoa. E se pessoa na Grécia antiga queria dizer máscara, então sou mesmo contemporâneo de Pessoa, embora não saiba quantas faces tenho e quantos papeis desempenho. Sou eu e os meus múltiplos de eu. Sei apenas que me apresento no palco da confusão, mas no entanto, no palco do já claramente visto por muitos antes de mim. Vivo na vontade eterna de querer sentir tudo e de todas as maneiras imaginárias. Talvez assim preencha tanto vazio cá dentro, um vazio que vem do fundo, mas somente só amanhã terei tempo de o preencher cheio de tudo, um tudo que quando chegar a hora será tanto nada para mim. E é este cansaço sem fim que sinto, que não sei de onde vem que me impede de interpretar e valorizar devidamente as coisas, essas mesmas que para mim deixam de ser coisas simples para ser coisas sofridas, sem nada, coisas de mim sem valor para ninguém e somente minhas. Mas sim, como dizes tu grande poeta, apenas depois de amanhã... Sim, ou então depois de depois de amanhã. Aí encontrarei o tudo, o infinito e a resposta para aquilo que agora não sei. Mas porque já sei que não irei ficar satisfeito? Maldita sede de voar mais alto! Ah, sim, sou contemporâneo de Pessoa.

Para um poema - (excerto do poema "Adiamento" de Álvaro de Campos, interpretado pelos Coldfinger)

(...)

Depois de amanhã, sim, depois de amanhã
Levarei amanhã a pensar
Em depois de amanhã
E assim será possível,
Mas hoje não hoje nada, hoje não posso...

(...)

4 comments:

* Ju * said...

enigmático mas lindo... como sempre. contemporâneo ou não, que todas essas coisas de que falaste te sejam restituídas a seu tempo. depois de amnha, ou depois de depois de amanha, a seu tempo virão...

beiju grande, com orgulho**

Vanessa said...

Olá. dei uma vista de olhos no teu blog. acho que está fantástico. se não te importas vou-te linkar. posso? adoro a tua maneira de expressão. grandes textos. parabéns.

Fleiz 2006

miguel_machado said...

"Uma música não é assim simplesmente uma música..." é mútua esta nossa paixao pela musica, e kero agradecer-te por todas as musicas k m deste a conhecer...com elas expandiste o meu mundo e contribuiste para ser quem sou...com elas fizeste com k seja impossivel alguma vez eskecer-te...pq kando passar akela musica na radio...kando ouvir akele cd vou-me lembrar de ti...pq "Uma música não é assim simplesmente uma música"!!

*Ana* said...

Tens muito de Pessoa em ti, ou talvez não, talvez tenhas muito de Ti em ti e essa tua identidade é que inesperadamente se coaduna com a de Pessoa.As questões com as quais te deparas, geradoras de confusão e ansiedades mais tarde despertarão em ti respostas que clarificarão todas as tuas interrogações..Encara as perguntas e respostas da vida com um sorriso e embala a tua alma em serenidade!Vais ver que esse voar vai tornar-se mais brilhante!

Bjoka disney tioooo*****