Saturday, July 09, 2005


Carta ao amigo Reis

Caríssimo amigo Reis,
Apesar de morto, sem nunca teres tido vida, mas de teres vivido e viver mais de que qualquer homem , estimo a tua pessoa, sem mesmo ser humano seres. Marcaste as minhas horas, cansaste os meus lábios de tanto te lerem, mesmo nada escrevendo as tuas mãos, também pela ausência do corpo, de forma, mas que, no entanto, tanto marcam presença. Vives no pensamento de alguém que habitas e que deu voz à tua voz muda, de som sem som, mas que muito entoa cá dentro de mim. Obrigado pelo sabor da tua escrita, das tuas palavras, mesmo elas não sendo tuas mas de outro que te inventa. Obrigado. Moras algures por aí, divagando, vendo sem ver, mas sentindo mais que ninguém quando a tua poesia acontece e marca. Dedico-te este mesmo poema, escrito por ti, lido por todos... Somos rosas, sim somos vãos...


As Rosas


As Rosas amo dos jardins de Adónis,
Essas volucres amo, Lídia, rosas,
Que em o dia em que nascem,
Em esse dia morrem.
A luz para elas é eterna, porque
Nascem nascido já o sol, e acabam
Antes que Apolo deixe
O seu curso visível.
Assim façamos nossa vida um dia,
Inscientes, Lídia, voluntariamente
Que há noite antes e após
O pouco que duramos.

4 comments:

Anonymous said...

uuuuuhhhhh.. mt bom! Já me começava a questionar quando viria a tal "ode" a Ricardo Reis.. E realmente, que melhor maneira do q uma carta ao defunto q nunca viveu.

Continua rapaz.. tens pelo - 1 leitor assíduo. ;)

Anonymous said...

Oix..já sabes que também sou uma gande admiradora do Reis, razão pela qual este texto me chamou a atenção.
Concordo plenamente com as ideias da poesia dele, mas nunca tinha pensado que ele escreve sem ser ele...No entanto, discordo numa coisa: ele não foi ser humano na medida em que não nasceu como nós, mas era ser humano dentro doutro ser humano...ou será que era o Pessoa que era o ser humano dentro dele...?
Bem, não sei se me fiz entender, por isso, é melhor não me alongar mais porque de caminho nem eu m percebo!

Bjinhs!

Anonymous said...

huuuuuuak!!! tal como tu n precebes a minha panca por pegasus tb eu n precebo essa panca por Ricardo Reis e fernando pessoa em geral...pa podes sempre tatuar o ricardo reis nas castas d maos abertas para cada uma das omoplatas looool aposto k ficaria melhor k o meu pegasos lol...
abraços

Anonymous said...

loool
ta mto bem! tb gosto mto de Ricardo Reis.... o Caeiro é + po meu estilo ms o Reis tb se curte!
ahhhh bendito Portugues!! haja alguma coisa k s aproveite neste ano!!!!! Obrigada Margarida, por tudo!! hehe!
continua Noronha.... sabes k se ha coisa k temos em comum é este gosto pla poesia.. e pla musica.. por isso, este blog tem a calssificação de 5 estrelas e a maxima kualidade!! *** keep posting!
Bjinhu*